Campanha Plante uma Árvore na Serra do Gandarela

Uma postagem, uma muda. O projeto Plante uma Árvore, realizado em Minas Gerais, realiza o plantio de uma árvore para cada post nas redes sociais sobre a iniciativa. Cada vez mais pessoas conhecem o projeto e mais mudas de espécies nativas da Serra do Gandarela colorem a paisagem.

O trabalho é feito pelas mãos de voluntários engajados na proteção do verde. O projeto Plante uma Árvore tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a exploração minerária que está devastando locais de grande importância natural e histórica em Minas Gerais, como é o caso da Serra do Gandarela, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Em 14 de novembro de 2015, no município mineiro de Rio Acima, próximo à cachoeira do Viana, foi plantada uma muda em homenagem ao Movimento Consciência e Consumo. Até agora, mais de 500 blogs e sites ganharam mudas nativas plantadas em nome deles na Serra do Gandarela, em locais afetadas por atividades minerárias.

A Serra do Gandarela, que está a 40 km de Belo Horizonte, possui mananciais que abastecem as Bacias do Rio Doce e Rio São Francisco. A Região Metropolitana da capital mineira depende diretamente dessas águas. Em 2014, foi criado um parque nacional na Serra do Gandarela mas as áreas mais importantes ficaram de fora dos limites de proteção. Enquanto a mineração avança no local, os movimentos ambientalistas reforçam sua luta pela proteção integral do local.

O Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela divulgou uma carta relatando sua insatisfação: “Não podemos comemorar a criação do Parque Nacional com limites que permitem a exploração mineral na região por comprometer irremediavelmente a última reserva estratégica de água para o abastecimento de água dos municípios do seu entorno (Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Raposos e Rio Acima) e de Belo Horizonte e sua Região Metropolitana. Em tempos de graves situações de abastecimento de água e conflitos de uso, não faz sentido.”

Saiba mais sobre a importância da Serra do Gandarela.

Confira as fotos do plantio

Mais informações sobre o projeto: Ikebana Flores

foto_ikebana1 foto_ikebana2 foto_ikebana3 foto_ikebana4 foto_ikebana5

Fotos: Divulgação