Evento em BH discute a educação para o consumo nas escolas

O Movimento Consciência e Consumo participa do painel “A importância de se trabalhar com a Educação para o Consumo no espaço escolar”. O evento, que acontece em Belo Horizonte, é uma realização da Escola Estadual de Defesa do Consumidor, EEDC, do Procon-MG e será realizado no dia 6 de maio de 2015. Ele tem como objetivos promover reflexões sobre o papel da escola na promoção da educação para o consumo e divulgar os 10 anos de existência do programa Procon Mirim.

O evento tem inscrições gratuitas e é direcionado a educadores, estudantes acadêmicos, integrantes do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor como servidores de Procons, de órgãos públicos e de entidades privadas que atuam na defesa do consumidor e todos os  interessados no tema.

O consumo e a infância

Como as crianças e os adolescentes vivenciam o consumo? Qual a relevância de se trabalhar com as crianças e os adolescentes a educação para o consumo? Qual a importância de a escola assumir esse papel de forma efetiva? Como associar a educação para o consumo com a educação para a sustentabilidade? Essas são algumas das questões que vão nortear as discussões do painel que conta com o Promotor de Justiça e Coordenador do Procon-MG, Fernando Ferreira Abreu, como mediador. Os expositores serão a jornalista Desirée Ruas, do Movimento Consciência e Consumo e da Rede Brasileira Infância e Consumo, Rebrinc; a psicóloga e professora universitária Renata Livramento; o assessor jurídico do Procon-MG Ricardo Amorim e o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, João Valdir Alves de Souza.

Procon Mirim

No evento, a servidora do Procon-MG Cássia Weber apresentará as diretrizes do programa Procon Mirim. Criado em 2005, o programa tem como objetivo instrumentalizar educadores para que, por meio das práticas pedagógicas, despertem nas crianças de sete até 12 anos o interesse pelos direitos e deveres dos consumidores e fornecedores.

Já implantado em várias cidades de Minas Gerais, o programa Procon Mirim é um instrumento de promoção de cidadania e de melhoria de qualidade de vida sendo um valioso recurso pedagógico para educadores. Por meio dele, a Educação para o Consumo – tema social relevante – permeia os conteúdos das atividades educativas fomentando reflexões e promovendo mudanças de atitudes no comportamento da criança e da família.

O evento conta com o apoio do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor e com a colaboração do Movimento Consciência e Consumo – criado em 2004 por educadores e profissionais de comunicação de Belo Horizonte – e da Faculdade de Educação da UFMG.

Mais informações sobre o evento e sobre a EEDC podem ser obtidas pelo telefone (31)3250-4680 ou pelo endereço eletrônico eedc@mpmg.mp.br.

 

PROCON MIRIM programa