Conheça a Feira Agroecológica de Jabó

Feira Raízes do Campo de Jabó

A Feira Raízes do Campo acontece todo segundo sábado do mês, das 8h às 15h, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Jaboticatubas-MG – Foto: arquivo Feira

2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar pela Organização das Nações Unidas, ONU. A iniciativa espera contribuir para melhorar as políticas públicas voltadas para os agricultores familiares e os pequenos produtores que, no Brasil, respondem por 70% da produção de alimentos, segundo dados do Censo Agropecuário de 2006, o mais recente disponível.

Enquanto organizações de todo o mundo buscam caminhos para fortalecer a agricultura familiar, um projeto de uma feira no município de Jaboticatubas, Minas Gerais, dá seus passos para concretizar esta meta na região.  Eles estão reunidos na Feira Raízes do Campo – A Feira Agroecológica de Jabó, um projeto coletivo que surgiu a partir de um diagnóstico realizado pela Associação Amanu – Educação, Ecologia e Solidariedade, em 2012.

O Projeto “Nessa terra tudo dá: fortalecendo a agricultura familiar em Jaboticatubas” partiu das experiências da Amanu com a agroecologia e da realidade das turmas de alfabetização de jovens e adultos no campo. Em meio ao aprender e ensinar, a troca de experiências entre alunos e educadores fez surgir algumas reflexões importantes sobre a realidade da agricultura local. Os agricultores do município apontaram as principais dificuldades para seu trabalho. Após o diagnóstico inicial era hora de pensar em caminhos para aproximar a produção, que já era em parte agroecológica, do consumidor que valoriza este tipo de alimento. Os agricultores participaram de capacitações em agroecologia e encontros comunitários e a Feira Livre foi organizada com ajuda de vários colaboradores e algumas parcerias. Em uma grande construção coletiva e com a vontade de mudar uma realidade a feira ganhou forma. A vontade de unir esforços para um projeto com benefícios sociais, econômicos, ambientais e culturais foi sendo construído.

Na Feira de Jabó, como é carinhosamente chamado o município de Jaboticatubas, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, acontece o encontro entre quem produz com consciência e quem quer levar para a casa um alimento de qualidade. Os consumidores que acreditam na importância de apoiar a Feira formam o Grupo de Consumidores Responsáveis, parceiro também desse empreendimento. A Feira Raízes do Campo acontece também em parceria com a Feira de Artesanato, organizada pela Prefeitura.

Feiras livres

As feiras livres da agricultura familiar contribuem para o desenvolvimento local sustentável com geração de renda nas comunidades rurais, o que repercute no comércio local como um todo. A venda direta beneficia tanto o produtor como o consumidor e possibilita criar relações de confiança entre eles, além da possibilidade de venda diversificada, fortalecendo a cultura local e a inclusão social. Também contribuem para fomentar a alimentação saudável junto à população, com produtos artesanais de qualidade e sem agrotóxicos a preços acessíveis. Favorecem a organização dos agricultores e a produção local, fortalecendo a execução de políticas públicas pelo município e, por fim, as feiras são uma opção de lazer para toda a cidade.

Conheça mais sobre o trabalho no site da Amanu e no da Feira Raízes do Campo de Jaboticatubas – MG.

Além da produção dos agricultores agroecológicos, a Feira de Jabó tem artesanato e produtos tradicionais da região – Foto: arquivo Feira